5 atividades de atenção plena para as crianças fazerem em casa

Passar tempo em casa com crianças ou adolescentes pode ser complicado, especialmente se eles estiverem entediados. Aqui estão 5 atividades fáceis de atenção plena que as crianças podem fazer em casa!
Kid-friendly Mindfulness Activities 8

Passar muito tempo em casa com crianças ou adolescentes pode ser complicado. Presos entre quatro paredes, eles podem ficar entediados e ficarem ansiosos em vez de calmos. Pensando isso, hoje nós oferecemos cinco atividades de atenção plena que você pode facilmente fazer com as crianças nesses dias em que todo mundo está em casa!

1. Automassagem

massagem

A prática da atenção plena é, primeiro de tudo, um exercício de se reconectar com o corpo no momento presente. Essa conexão pode acontecer não só por meio da consciência da própria respiração, mas também pelo toque.

A automassagem é uma atividade excelente de atenção plena para a reconexão com o corpo  em um ambiente de tranquilidade. Para essa atividade, você pode sugerir que os seus filhos comecem sentando-se em silêncio e esfregando uma mão na outra até sentirem as palmas esquentarem.

Depois, convide-os para pegar um dos pés e massageá-lo com as mãos, pedindo que eles prestem atenção nas sensações. Onde é gostoso? Onde faz cócegas? Eles sentem dor nos pés? Passado um tempo, peça para eles fazerem a mesma coisa com o outro pé.

Terminada a massagem nos pés, sugira que eles subam pelo corpo, seguindo o mesmo procedimento: eles podem massagear a batata da perna, a barriga, os braços, os ombros e até o próprio rosto.

Uma ótima ideia é dar o exemplo para os seus filhos e fazer a massagem no seu corpo junto com eles. Isso pode ajudá-los a sentir que você está participando ativamente do que eles estão fazendo.

Por fim, não se esqueça de lembrar as crianças que a massagem é uma prática devagar que exige uma respiração mais profunda durante a atividade.

2. Jogo da observação

Jogo

Passar muito tempo em casa pode ser difícil para as crianças, muitas delas ficam andando pela casa repetindo “Que tédio…” o dia inteiro.

Para esses momentos, temos uma atividade de atenção plena que pode manter as crianças ocupadas por um tempo e, ao mesmo tempo, enraizá-las no momento presente.

O jogo da observação é muito simples:

  1. Com seus filhos, decida o espaço onde vocês vão fazer essa brincadeira. Pode ser um cômodo só, como a sala, em mais de um cômodo ou até na casa inteira;
  2. Escolha uma categoria de objetos para encontrar na casa. Use a criatividade. Alguns exemplos: encontre dez objetos verdes, encontre seis objetos que fazem você rir, encontre sete objetos que têm um cheiro bom, etc;
  3. Depois, escolha quanto tempo as crianças têm para encontrar esses objetos pela casa;
  4. Por fim, decida o que as crianças devem fazer com os objetos que encontrarem: colocá-los na mesa, só dizer quais são, desenhá-los, ou até fazer mímica e transformar essa brincadeira em uma competição de mímica;
  5. Divirta-se!

3. Bolinha antiestresse

Quando as crianças ficam entediadas, elas podem desenvolver estresse e ansiedade. Aqui está uma atividade que vai mantê-las ocupadas com a vantagem de ajudá-las a criar um objeto relaxante que com certeza vai ajudar mais para frente: uma bolinha antiestresse!

Para essa atividade, você vai precisar de alguns materiais:

  • bexigas (uma bexiga é suficiente para fazer uma bolinha);
  • farinha, arroz, semolina ou amido de milho, o que você preferir;
  • uma garrafa de plástico vazia;
  • um funil (opcional).

Esta é a forma mais fácil de fazer uma bolinha antiestresse:

  1. Se você tiver um funil, coloque-o na boca da garrafa plástica (se não, você pode usar uma colherzinha);
  2. Coloque a farinha, o arroz, a semolina ou o amido de milho dentro da garrafa, com a ajuda de um funil ou de uma colher de chá;
  3. Retire o funil e estique a abertura da bexiga para encaixar na boca da garrafa;
  4. Vire a garrafa de cabeça para baixo para que o material de dentro dela encha a bexiga;
  5. Não encha demais a bexiga. Quando parecer que ela está cheia, pare de despejar o conteúdo da garrafa;
  6. Faça um nó na bexiga, e a bola antiestresse está pronta!

Se as crianças forem muito pequenas e você achar que elas podem rasgar a bexiga, é possível deixá-la mais resistente. Pegue essa bolinha pronta e coloque dentro de outra bexiga vazia.

Depois de fazer a bolinha, você pode sugerir que elas façam uma decoração nela: pode ser uma careta ou alguma coisa que elas gostem bastante. Elas também podem ainda fazer várias bolinhas  para dar para familiares ou colegas!

4. Crie uma história

crianças

Ter que ficar em casa pode ser muito difícil para os adolescentes. Para ajudá-los a lidar melhor com esses momentos em que eles talvez se sintam sozinhos, por que não usar a imaginação?

Essa atividade de atenção plena envolve criar uma história com base no que eles observam ao seu redor.

Para ajudá-los, você pode sugerir um tema. Aqui estão alguns exemplos:

  • imagine a sua vida daqui a dez anos, com base nos objetos que você mais gosta no seu quarto;
  • imagine o que esse objeto faria se ganhasse vida;
  • Imagine como a nossa casa seria se você pudesse redecorá-la totalmente, mantendo só esse ou aquele móvel, etc.

Ao imaginar essa história, quem participa do jogo pode se expressar da forma que quiserem: escrever, pintar, desenhar, cantar, filmar, fazer mímica… a proposta está lançada e eles podem se expressar do jeito que preferirem!

5. Trabalho manual para relaxar

crianças

Todo mundo sabe que ficar perto da natureza tem um efeito calmante, mas nem sempre temos a oportunidade de entrar em contato com ela quando estamos em casa.

Felizmente, tudo o que você precisa é um pouco de terra, algumas sementes para plantar e um vaso para fazer um pouco de jardinagem em casa! Essa atividade de atenção plena vale tanto para as crianças quanto para os adultos que precisam relaxar.

Plantar tem muitos benefícios:

  1. O contato com a terra possui um efeito calmante, permitindo que você se conecte totalmente com o momento presente;
  2. Ao plantar algo, você cria um senso de responsabilidade, já que é necessário continuar cuidando da planta regularmente, atividade que crianças pequenas gostam bastante;
  3. observar a planta crescer gera uma grande satisfação. As crianças vão adorar dizer: “Fui eu que fiz!”.

Essas foram as cinco atividades de atenção plena para fazer em casa com as crianças. Alguma delas inspirou você? Quer compartilhar outras atividades que você já faz com os seus filhos? Escreva nos comentários!

Tradutora : Mariana Ciocca Alves Passos

Leave a Reply