Passar muito tempo em casa com crianças ou adolescentes pode ser complicado. Presos entre quatro paredes, eles podem ficar entediados e ficarem ansiosos em vez de calmos. Pensando isso, hoje nós oferecemos cinco atividades de atenção plena que você pode facilmente fazer com as crianças nesses dias em que todo mundo está em casa!
A prática da atenção plena é, primeiro de tudo, um exercício de se reconectar com o corpo no momento presente. Essa conexão pode acontecer não só por meio da consciência da própria respiração, mas também pelo toque.
A automassagem é uma atividade excelente de atenção plena para a reconexão com o corpo em um ambiente de tranquilidade. Para essa atividade, você pode sugerir que os seus filhos comecem sentando-se em silêncio e esfregando uma mão na outra até sentirem as palmas esquentarem.
Depois, convide-os para pegar um dos pés e massageá-lo com as mãos, pedindo que eles prestem atenção nas sensações. Onde é gostoso? Onde faz cócegas? Eles sentem dor nos pés? Passado um tempo, peça para eles fazerem a mesma coisa com o outro pé.
Terminada a massagem nos pés, sugira que eles subam pelo corpo, seguindo o mesmo procedimento: eles podem massagear a batata da perna, a barriga, os braços, os ombros e até o próprio rosto.
Uma ótima ideia é dar o exemplo para os seus filhos e fazer a massagem no seu corpo junto com eles. Isso pode ajudá-los a sentir que você está participando ativamente do que eles estão fazendo.
Por fim, não se esqueça de lembrar as crianças que a massagem é uma prática devagar que exige uma respiração mais profunda durante a atividade.
Passar muito tempo em casa pode ser difícil para as crianças, muitas delas ficam andando pela casa repetindo “Que tédio…” o dia inteiro.
Para esses momentos, temos uma atividade de atenção plena que pode manter as crianças ocupadas por um tempo e, ao mesmo tempo, enraizá-las no momento presente.
O jogo da observação é muito simples:
Quando as crianças ficam entediadas, elas podem desenvolver estresse e ansiedade. Aqui está uma atividade que vai mantê-las ocupadas com a vantagem de ajudá-las a criar um objeto relaxante que com certeza vai ajudar mais para frente: uma bolinha antiestresse!
Para essa atividade, você vai precisar de alguns materiais:
Esta é a forma mais fácil de fazer uma bolinha antiestresse:
Se as crianças forem muito pequenas e você achar que elas podem rasgar a bexiga, é possível deixá-la mais resistente. Pegue essa bolinha pronta e coloque dentro de outra bexiga vazia.
Depois de fazer a bolinha, você pode sugerir que elas façam uma decoração nela: pode ser uma careta ou alguma coisa que elas gostem bastante. Elas também podem ainda fazer várias bolinhas para dar para familiares ou colegas!
Ter que ficar em casa pode ser muito difícil para os adolescentes. Para ajudá-los a lidar melhor com esses momentos em que eles talvez se sintam sozinhos, por que não usar a imaginação?
Essa atividade de atenção plena envolve criar uma história com base no que eles observam ao seu redor.
Para ajudá-los, você pode sugerir um tema. Aqui estão alguns exemplos:
Ao imaginar essa história, quem participa do jogo pode se expressar da forma que quiserem: escrever, pintar, desenhar, cantar, filmar, fazer mímica… a proposta está lançada e eles podem se expressar do jeito que preferirem!
Todo mundo sabe que ficar perto da natureza tem um efeito calmante, mas nem sempre temos a oportunidade de entrar em contato com ela quando estamos em casa.
Felizmente, tudo o que você precisa é um pouco de terra, algumas sementes para plantar e um vaso para fazer um pouco de jardinagem em casa! Essa atividade de atenção plena vale tanto para as crianças quanto para os adultos que precisam relaxar.
Plantar tem muitos benefícios:
Essas foram as cinco atividades de atenção plena para fazer em casa com as crianças. Alguma delas inspirou você? Quer compartilhar outras atividades que você já faz com os seus filhos? Escreva nos comentários!
Tradutora : Mariana Ciocca Alves Passos