O que é gratidão e porque eu preciso dela?

Gratidão tem sido uma palavra da moda nos últimos anos, mas o que ela significa de verdade e porque precisamos dela?
clem-onojeghuo-210987-unsplash

Algumas vezes pensamos: “porque isso está acontecendo comigo?”. “O que eu fiz para merecer isso?” A verdade nua e crua é que nem sempre entendemos porque alguma coisa está acontecendo de uma certa forma. A vida não é sempre fácil. É mais como uma roda gigante: tem seus altos e baixos. Algumas vezes estamos prontos para sair e pisar em terra firme, mas a roda não pára de girar e nos joga para todos os lados. Algumas vezes sentimos que nossos problemas simplesmente não se resolvem e estamos presos – mesmo que isso não seja verdade. Nossas dificuldades não são a nossa vida inteira, apesar de parecer difícil perceber isso quando estamos em meio ao turbilhão. Reconhecer isso requer uma habilidade que esquecemos facilmente: gratidão.

O que é gratidão

O Centro de Inteligência Emocional de Harvard define gratidão como “o estado de espírito que sentimos quando afirmamos as coisas boas da vida, que estão fora de nós, ou quando notamos e aproveitamos pequenos prazeres”. Simplificando, a gratidão é notar as coisas boas que acontecem conosco durante a vida. Por isso podemos praticar gratidão a qualquer momento. Podemos olhar para alguém que amamos e pensar o quão grato nos sentimos em tê-lo em nossa vida. Podemos notar o céu azul e ser grato de aproveitar esse momento de beleza. Podemos tomar um gole de chá e realmente apreciar seu gosto. Podemos respirar fundo e agradecer pela nossa saúde. Em todos esses momentos de gratidão, tiramos um momento para apreciar algo que geralmente passa batido.

O curioso é que podemos praticar a gratidão mesmo quando estamos passando por uma situação difícil. Digamos que nos vemos diante de problemas financeiros inesperados e estamos preocupados com o futuro. Podemos tentar minimizar isso nos planejando e fazendo cálculos. Podemos ficar tão consumidos pelas preocupações e necessidade de controle, que esquecemos totalmente de estarmos presentes no momento.

Dê uma pausa. Respire fundo. Onde você está agora? Você tem um teto? Você está num lugar seguro? Você tem pessoas que te amam e te apóiam? As pessoas próximas estão seguras? Muito da dor e frustração que sentimos nesses momentos, vêm da maneira como nós encaramos e reagimos às situações. Quando nos lembramos de ser gratos no meio deste tipo de situação, conseguimos focar a atenção e ajustar nossa perspectiva. Podemos nos fazer olhar para as coisas de forma não tão negativa quanto possam parecer. Não estamos dizendo para ignorar os problemas, mas para ajustar a maneira pela qual olhamos para eles.

A gratidão tem o poder de transformar nossas vidas sem mudar nossas condições externas.

mulher feliz

Como a Gratidão faz bem à saúde?

É provado que praticar a gratidão com regularidade tem um impacto positivo geral em nossa saúde. Quando praticamos a gratidão, tocamos diretamente em emoções positivas, como alegria, admiração e paz de espírito. Essas emoções acalmam e reduzem a intensidade de emoções negativas como ciúmes, amargura ou inveja. Então, quanto mais praticamos gratidão, menos nos perguntamos coisas como: “porque isso está acontecendo comigo?”, “porque eu não tenho isso ou aquilo?”, ou “eu mereço isso mais do que eles.” Essas perguntas e comentários que surgem em nossas cabeças só nos levam mais longe de uma vida vivida com integridade e que cria paz de espírito e realizações.

Focar mais nossa atenção nos aspectos positivos de cada situação e nos afastarmos lentamente desses comentários internos, julgamentos e questões não tão positivas nos ajuda a diminuir o risco de depressão e ansiedade. Emoções como alegria, amor e entusiasmo tem efeitos positivos em nossos corpos. Consequentemente quando tentamos ativamente focar nos aspectos e experiências que nos fazem sentir essas emoções, aproveitamos os benefícios que as mesmas trazem para nossa saúde. Nos tornamos mais resilientes e gerenciamos melhor nosso estresse, ansiedade e depressão, tudo que poderia enfraquecer nosso sistema imunológico a longo prazo.

Como podemos praticar a Gratidão?

Gratidão não é uma emoção que simplesmente aparece do nada. É algo que devemos procurar no dia a dia e treinar como se treina um músculo. A primeira vista pode parecer forçado e não natural, ainda sim, conforme continuamos a focar no que temos para ser gratos, vai ficando cada vez mais fácil.

Existem algumas maneiras pelas quais podemos praticar gratidão regularmente. Uma delas é praticar meditação de atenção plena  ou yoga. Durante cada exercício, somos forçados a prestar atenção em nossas sensações, sentimentos, pensamentos e arredores. Somos guiados a pensar nas pessoas e coisas que temos em nossas vidas. Durante as meditações, essas emoções se ampliam e aprendemos como acessá-las sozinhos depois das sessões. Pode ser por 5 minutos até uma hora ou mais, mas só fazer uma pausa para prestar atenção, nos deixa cada vez mais próximos de entendermos o impacto transformador da gratidão.

Meditações com foco específico em gratidão nos levam a dar um passo adiante. Essas meditações nos ajudam a focar nas coisas boas em nossas vidas. Elas levam nossa atenção a atos de gentileza com nossos amigos. Nos fazem notar o quanto nossa família e pessoas próximas nos apóiam. Começamos a notar os menores e mais simples gestos que trazem alegria para nossas vidas. Podemos até sentir vontade de agradecer por esses gestos, aumentando os laços com as pessoas que amamos.

Inicie o seu teste gratuito meditopia

Expressar nossa gratidão é outra ótima maneira de desenvolver a prática que cultivamos durante a meditação. E mais, permite que as pessoas que amamos se sintam valorizadas e reconhecidas. Isso forja uma conexão entre nós e nos ajuda a criar um sentimento de segurança, confiança e camaradagem. Tente se lembrar de quando foi a última vez que alguém te ajudou. Quando foi a última vez que você demonstrou gratidão genuína às pessoas na sua vida, seja por coisas que fizeram ou simplesmente por estarem ao seu lado? Como seria ligar para eles, ou mandar uma mensagem só para dizer obrigado?

Outras formas de praticarmos gratidão é escrever. Escrever as coisas pelas quais se sente grato é uma maneira excelente de organizar os pensamentos e olhar para tudo que você se sente grato. Quando escrevemos começamos a entender o que estamos sentindo. Mais, podemos elaborar e refletir sobre nossos pensamentos e talvez até usá-los para criar uma nova maneira de ver as coisas, independentemente da situação. É também um exercício interessante, depois de meses ou anos, olhar para o que escrevemos e ver como estávamos pensando naquela época.

A gratidão é um meio de transformar sua vida.

A gratidão tem o poder de transformar nossas vidas sem mudar nossas condições externas. Seja através da yoga ou meditando, expressar nosso agradecimento às pessoas amadas, ou escrever sobre o que somos agradecidos, dando pequenos passos para tornar a gratidão um hábito em nossas rotinas, convidamos a positividade e paz de espírito para dentro de nossas vidas.

O Meditopia oferece uma série sobre Gratidão, como um primeiro passo para aprendermos a focar na gratidão. Como sempre, adoraríamos saber o que você faz para mostrar gratidão na vida.

Traduzido por: Flavia Totoli

10 Comments

  • ADRIANA RIBEIRO DA SILVA

    Ouvindo as pessoas, admirando as belas coisas deste o amanhece até as broncas da minha mãe.kk

    • Oi Adriana, tudo bem? É tão bom quando a gratidão começa a fazer parte do nosso dia a dia, né? Até as broncas mudam de cara 🙂
      Flavia, da Equipe de Felicidade dos Usuários

  • Regina bellini

    Agradecer a vida todo dia

    • Oi Regina, tudo bem? Sim, todo santo dia, por tudo que temos e por todos que fazem parte da nossa vida! Fica bem melhor, né?
      Flavia, da Equipe de Felicidade dos Usuários

  • Mércia Aparecida de Campos Theodoro

    Amei a matéria e gostaria muito de ter mais conhecimento dessa meditação guiada para aprender ser mais grata.

    • Oi Mércia, tudo bem?
      Que bom saber que gostou da matéria! Você pode encontrar nossa meditação guiada sobre compaixão no app do Meditopia 🙂
      É uma série com 7 práticas que te levarão pelo caminho de entender a gratidão, porque ela é importante e como entrar em contato com esse sentimento tão importante em nossas vidas.
      Um beijo!
      Flavia, da Equipe de Felicidade dos Usuários

  • Agradeço mentalmente tudo o que me acontece, tudo que intuo e por toda a ajuda que recebo.

    • Oi Monica, tudo bem?
      Esse é um ótimo hábito! Ficamos muito felizes em saber que essa prática já faz parte da sua vida!
      Um beijão!
      Flavia, da Equipe de Felicidade dos Usuários

  • Francilene Torrico

    Bom dia

    Com certeza isso fato, se aprendermos a sermos gratos por isso tudo que o universo nos da, recebemos cada vez mais. Eu, gostaria muito de praticar mais, mas, esqueço, não tenho o hábito de fazer isso… Estou começando a fazer Meditacao guiada por um app, mas não faço todos os dias por falta de tempo. Se puderem me ajudar, me orientando, dando dicas, serei imensamente grata! 🙏🧘🏻‍♀️🕉

    • Oi Francilene, tudo bem?
      A falta de tempo, realmente parece um obstáculo quando estamos começando a praticar meditação. Mas pense que sempre que tentamos introduzir um novo hábito em nossas vidas, acabamos passando por isso, porque já temos nossa rotina e nem sempre é fácil alterá-la. Mas, não deixe isso te angustiar: todos nós passamos por isso! Sugerimos para você esse post: https://blog.meditopia.com/pt/quando-e-por-quanto-tempo-devemos-meditar/ que fala sobre como iniciar o processo, colocar a meditação na nossa rotina. Acho que vai te ajudar a esclarecer algumas dúvidas e te trazer algumas idéias.
      Flavia, da Equipe de Felicidade dos Usuários

Leave a Reply