Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

(Você sabia que) Sentir-se bem e seguro em seu relacionamento pode ter um grande impacto em sua saúde? Um relacionamento feliz e seguro é capaz de alimentar nosso bem-estar físico, mental e emocional, e se torna mais um recurso para uma vida feliz.
ilişkide-güven

Nós da família Meditopia entramos em uma jornada dia 14 de fevereiro de 2021. Tuba Aydin, como terapeuta de relacionamentos, veio nos acompanhar e trouxe alguns artigos muito úteis. Esses artigos abordaram como podemos nos sentir seguros nos relacionamentos e os recursos disponíveis para entendermos melhor o espaço relacional. Esses recursos também nos ajudam a identificar barreiras de comunicação no relacionamento, permitindo que você se sinta mais confortável em compartilhar o que sente. Vamos postar um artigo desses por semana, por cinco semanas, começando com “Como sentir segurança nos nossos relacionamentos”. Com esse artigo, você pode começar a sua jornada para aprender mais sobre relacionamentos românticos!

Recursos Para Os Relacionamentos Romântico

(Você sabia que) Sentir-se bem e seguro em seu relacionamento pode ter um grande impacto em sua saúde? Um relacionamento feliz e seguro é capaz de alimentar nosso bem-estar físico, mental e emocional, e se torna mais um recurso para uma vida feliz. Um recurso que podemos usar não só para reforçar o que já está bom, mas também para nos apoiar em momentos difíceis. Quando estamos com alguém que está feliz com a gente, que quer compartilhar a vida com a gente e que se preocupa com nossos problemas e frustrações, esses sentimentos tendem a se tornar recíprocos. Nós também estendemos ao outro a nossa atenção e cuidado. E assim, passamos a viver em ambiente de amor e harmonia.

Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

Um relacionamento romântico não pode ser um obstáculo em nossa vida. O ideal é que ele no deixe ainda mais seguros e alinhados com nossos valores. E essa segurança se reflita em outras áreas da vida. Um relacionamento saudável nos deixa mais fortes e seguros em nosso trabalho, na criação dos filhos e nos relacionamentos sociais.

Mas nem sempre tudo são flores, às vezes, um relacionamento que considerávamos estável, pode passar por um período difícil.  É normal que haja momentos em que nos sentimos mais distantes da outra pessoa, momentos de desconforto. Relacionamentos não são fórmulas prontas, não existe uma equação que, se resolvida, nos levará ao relacionamento perfeito. Esperar a perfeição em relacionamento é simplesmente injusto, tanto conosco quanto com nosso parceiro. 

Como tudo na vida, um relacionamento precisa sempre ser trabalhado e reequilibrado. E para isso, é muito importante que a comunicação esteja fluindo. Às vezes, algum conflito, ou um simples mal-entendido pode se transformar em um ciclo vicioso de falta de comunicação, e o relacionamento deixar de ser um espaço seguro e protegido, para se tornar uma fonte de irritação, ansiedade e preocupação. 

Para manter a harmonia em nosso relacionamento, e evitar que conflitos se transformem em obstáculos, podemos trabalhar para aumentar a conexão com nosso parceiro no momento presente.

Compartilhe Necessidades

Uma das maneiras de manter um ambiente seguro e acolhedor é praticando compartilhar e expressar intencionalmente as nossas necessidades. Às vezes, ficamos tão apegados às pequenas coisas do cotidiano, nossas responsabilidades e tarefas diárias, e nosso planos para o futuro, que esquecemos de olhar para o que nos traz alegria no relacionamento, em nossa conexão com o outro, no momento presente.

Nós precisamos nos sentir compreendidos e cuidados para nos sentirmos seguros e conectados com nosso parceiro. E uma poderosa maneira de manter conexão é identificando e comunicando a ele nossas necessidades, mas não só aquelas relacionadas às nossas responsabilidades compartilhadas ou aos eventos de nosso dia. Podemos perguntar, um ao outro, coisas como: como você está se sentindo hoje? O que faz com que você se sinta mais próximo a mim? Que necessidades suas não estão sendo atendidas? Assim, conseguimos manter um olhar mais íntimo sobre o outro, e o interesse por ele vivo, fresco e renovado.  

Peça Apoio

Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

Saber que podemos contar com o apoio de nosso parceiro, é um outro aspecto que mantém o relacionamento saudável. Compartilhar experiências difíceis, que nos causam estresse e ansiedade, sabendo que podemos contar com o outro, é algo muito poderoso. E estar presente para o outro fortalece nossa confiança em nosso relacionamento, e nos aproxima. Isso não significa que o outro terá a solução para todos nossos problemas, mas que podemos contar com ele, compartilhar nossos problemas, que ele nos ouvirá com curiosidade e interesse, e tentará nos ajudar, da melhor maneira que conseguir.  

Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

Assim como é importante sentir que temos alguém para nos ajudar, também é importante saber pedir ajuda. Alguns de nós não hesitam em pedir ajuda ao parceiro. Mas outros, sentem que isso os torna um fardo ou que não serão atendidos, então é menos provável que busquem esse apoio no parceiro. Quando temos esse hábito de querer superar tudo sozinho, podemos acabar nos distanciando do outro, excluindo-o de nossa vida interior.

Por isso, talvez seja interessante refletir sobre nossos próprios preconceitos em relação a ter necessidades e pedir ajuda. Assim, poderemos contar com mais recursos para resolver os obstáculos que podem surgir em nosso caminho. E manteremos uma comunicação aberta, sincera e confiável com o nosso parceiro.

Permita o Conflito

Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

Permitir que haja conflitos ou desavenças no relacionamento é outra forma de manter nosso bem-estar. Nós vamos discutir, nós vamos discordar, e nós podemos até nos magoar, mas isso é normal quando duas pessoas são próximas uma da outra. Sentir-se incompreendido, com raiva ou ressentido, de vez em quando, também é normal. Claro, existem alguns limites que não podem ser ultrapassados, ​​e padrões de comportamento que são abusivos e que devemos evitar. Mas um conflito saudável não significa o fim de um relacionamento. Na verdade, a maneira como enfrentamos o conflito, como casal, pode nos ajudar a entender o que está bom e o que precisamos e podemos melhorar.

É importante conseguirmos nos expressar quando estamos sentindo algum ressentimento, quando precisamos de espaço ou de um tempo. É importante sabermos expressar nossos medos e preocupações de uma forma que não seja destrutiva. Isso significa saber compartilhar as nossas necessidades. E às vezes, é nos momentos de conflito que percebemos essas necessidades. E quando nos permitimos pedir o que precisamos para superar os momentos difíceis juntos, evitamos que novas falhas de comunicação criem raízes em nosso relacionamento.

Em tempos de estresse, nossa capacidade de acolher nossas emoções e nos acalmar têm um papel fundamental na resolução dos conflitos. Portanto, quando tentamos melhorar nossa capacidade de regulação emocional, estamos contribuindo positivamente tanto para o nosso bem-estar individual quanto para a saúde do nosso relacionamento.

“Aqui eu estou seguro e feliz.”

Como Sentir-se Seguro e Apoiado em Seu Relacionamento

Um relacionamento tem vida própria. O que eu quero dizer com isso é que, assim como cada uma das pessoas, o relacionamento em si, também tem seu pontos fortes, suas vulnerabilidades e seus padrões ou hábitos que foram moldados ao longo do tempo. A saúde de nosso relacionamento tem um efeito sobre nós, assim como nossas ações e comportamentos tem um efeito sobre o nosso relacionamento. 

Manter um relacionamento saudável depende de muitas coisas, como o ambiente em que convivemos, as outras pessoas com as quais estamos em contato e muitos outros fatores. 

O que você precisa manter ou mudar no seu relacionamento para que se sinta mais seguro e feliz? Para você dizer: “Aqui eu estou seguro e feliz”? Se o nosso relacionamento nos faz bem e queremos mantê-lo, vale a pena explorar nossas possibilidades de desenvolvimento e amadurecimento, tanto individual quanto conjunto.

Tradutora: Mariana Ciocca Alves Passos

Leave a Reply