Com a vida acelerada que levamos, lembrar de sentir gratidão por aquilo que temos está cada vez mais difícil … Nós sabemos o que é gratidão, reconhecemos que é um sentimento positivo, mas será que realmente sentimos a sua presença todos os dias? Será que nos lembramos de ser gratos pelas pequenas coisas que conseguimos fazer no dia a dia? Às vezes achamos que a gratidão é um sentimento que deve surgir por si mesmo, organicamente, mas o fato é que gratidão é um hábito, algo que precisamos praticar se quisermos sentir diariamente.
Apreciar, ser grato, agradecer… Não importa como chamamos; o que importa é o significado que está por trás dessas palavras. Agradecer um ser superior em quem você acredita, o próprio universo ou mesmo a uma pessoa que o faz feliz, é algo que podemos sempre fazer. Mas é importante perceber que todos podemos desenvolver a capacidade de manter esse sentimento de apreciação sempre vivo dentro de nós.
Nos últimos anos, a gratidão tem sido um dos focos da psicologia positiva. Isso se deve, em grande parte, às pesquisas que vem sendo realizadas com esse sentimento. Os cientistas costumam dizer que a gratidão é um dos principais pilares da saúde mental e física. Quanto mais natural e consistente for nosso sentimento e expressão de gratidão pelas pequenas coisas do cotidiano, mais nos beneficiaremos física, mental e emocionalmente. Praticar gratidão nos deixa mais otimistas e pacientes e menos egoístas e frustrados. Conforme mencionamos em posts anteriores, a gratidão faz com que nossos relacionamentos sejam mais saudáveis e positivos e aumenta nossa felicidade e otimismo.
A gratidão é um instinto natural do ser humano, mas, assim como a maioria dos nossos instintos, precisa ser desenvolvido e trabalhado. Nós temos a tendência a focar nas situações e aspectos negativos de nossa vida, o que faz com que nossa primeira reação seja sempre reclamar, ao invés de agradecer. Mesmo quando desejamos ou esperamos muito por alguma coisa, quando finalmente a obtemos, não sentimos a alegria e a apreciação que esperávamos sentir. Isso acontece porque não nos sentimos muito gratos por termos conseguido ou, pelo menos, nossa gratidão não é tão forte quanto o nosso desejo de conseguir.
Ao invés de nos sentirmos gratos, nós focamos em tudo o que deu errado e em todos os problemas que tivemos que enfrentar para conseguir o que queríamos. É o avião que se atrasou na nossa viagem para a Itália, a reforma da cozinha que demorou duas semanas a mais, são as noites e finais de semana para conseguir a promoção – você já entendeu como é, certo? Todos nós já passamos por essas situações e todos nós já passamos horas e horas repassando mentalmente todas as dificuldades que tivemos que enfrentar para conseguir o que queríamos.
Nem tudo em nossas vidas precisa estar perfeito para praticarmos gratidão. Na verdade, a gratidão vem da consciência e da apreciação. Para conseguirmos expressar gratidão, nós precisamos ter consciência do quanto nós temos. É isso que nos permitirá colher os frutos da gratidão. Que tal se perguntar se você consegue demonstrar gratidão com tanto entusiasmo quanto demonstra amor?
A maneira mais rápida de desenvolver nosso instinto de gratidão é prestando atenção ao que está mais próximo de nós, ou seja, nossas emoções e sensações. Inspirar profundamente, sentir o cheiro de uma fruta madura, observar o pôr do sol ou saborear um café são pequenos exemplos de coisas que acontecem todos os dias e pelas quais podemos ser gratos. No entanto, não há como sentir gratidão quando nem notamos essas coisas. Só conseguimos perceber essas pequenas bênçãos, e apreciá-las de maneira consistente, quando vivemos no momento presente. Quando vivemos com atenção plena, atentos aos nossos sentidos e emoções, começamos a notar a alegria que sentimos ao vestir um suéter confortável, ao ouvir o riso de um filho, ao escolher comida no mercado ou até ao consertar alguma coisa em casa. Tudo isso pode despertar nosso instinto de gratidão, se estivermos prontos para deixá-lo aflorar.
Existem alguns exercícios que você pode começar ainda hoje, e que o ajudarão a fortalecer seus músculos da gratidão. Porém, como em qualquer outra coisa, você precisará de comprometimento e persistência.
A prática da gratidão pode tomar diversas formas, só depende de sua imaginação. A única coisa que você precisa fazer é continuar praticando. No começo, sua mente por ser preguiçosa e ter pensamentos do tipo: “já fiz isso várias vezes, agora posso parar”. É justamente nesse ponto que você precisa ser perseverante. Quando você começar a ver os resultados da prática de gratidão em seus hábitos e estado de humor, deixe que essa transformação lhe motive ainda mais. Vamos nos desafiar a fazer com que a gratidão seja algo natural para nós, uma parte permanente de nossa vida. Esse é um compromisso com o qual só temos a ganhar!
Compartilhe conosco as técnicas e estratégias que você usa para praticar gratidão.
Traduzido por: Rosa Frazao
Essa prática é milagrosa cheias de intenção, amor , renovação e alegria
Oi Patrícia, tudo bem? Ficamos super felizes de ler seu comentário! Praticar gratidão diariamente traz mesmo essa sensação de alegria e renovação, como você colocou tão bem. Continue praticando sempre e nós da família Meditopia te desejamos um ótimo dia!