Meditar significa mesmo parar de pensar?

“Como eu faço para parar de pensar?” Essa é uma pergunta muito comum entre quem está começando a meditar.
madison-lavern-1428919-unsplash
We know that we don’t rid our minds of thoughts when we meditate. Instead, we just try to understand what type of thoughts our minds generate. We peer into parts of our minds we hadn’t looked at before. We encounter new things. We can do this by observing without judging, as well as by paying attention.

É possível pausar a mente?

Alguma vez, você já tentou parar de respirar? Ou tentou não piscar por mais de 30 segundos? Na verdade, vamos pensar em um exemplo mais palpável: como você se sente quando precisa ir ao banheiro e não pode? Agora, pense nisso: o que significa parar os próprios pensamentos?

Todos os órgãos em nosso corpo tem uma função específica. Cada um deles nos mantém vivos e garantes nossa existência de sua própria maneira. Então, tentar parar a função de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo é como tentar para a vida em si mesma. Nossos pulmões foram feitos para respirar, nosso estômago para digerir a comida, o coração para distribuir sangue e oxigênio para nossos corpos e nossas mentes para pensar…

Inicie o seu teste gratuito meditopia

Não resista, relaxe

É importante ter isso em mente quando começamos a pensar em começar a meditar, porque a meditação é um caminho sem fim, no qual nos esforçamos para não nos esforçarmos. Pense nisso: ao invés de dirigir e ver as paisagens passando, meditar é mais como se sentar em um banco e observar as pessoas, carros, pássaros e nuvens passarem por nós. Desta maneira, olhamos o que passa em nossas mentes e entendemos que parar a mente e aquietar a mente são coisas diferentes.

É possível parar os pensamentos, mas fazer isso requer um grande esforço. Nossa mente geral entre 60.000 e 70.000 pensamentos por dia – parece um esforço fútil parar um órgão que trabalha tanto. Tentar parar os próprios pensamentos requer resistência, mas não é isso que buscamos com a meditação. O que queremos é cultivar é a serenidade e o não-esforço. Tentar alguma coisa não necessariamente significa que vamos conseguir. Todo mundo já teve essa experiência e o mesmo é verdade em relação a nossa mente. Não existe botão de pausa, então é uma perda de tempo ficar procurando por ele.

Normalmente nossa mentes está exausta depois de um dia longo de trabalho. Podemos aprender a notar esse cansaço através de mindfulness. Quando dizemos mindfulness, queremos dizer perceber que nossa mente é parte do nosso corpo, como todos os outros órgãos. Significa entender que não somos nossas mentes e que ela só está fazendo seu trabalho, assim como os outros órgãos de nosso corpo. Essa compreensão pode mudar nossas vidas.

Entender que a mente é um ente separado, não significa dizer que ela é independente de nós. Afinal, nossa mente é uma das partes mais importantes que nos faz ser quem somos. Mas temos a tendência de achar que é tudo que somos e isso não é verdade. Podemos começar a perceber isso quando aprendemos a olhar para nossa mente, através da observação de nossos pensamentos. Quando conseguimos isso, podemos dar a nossa mente o cuidado e a atenção que ela precisa. Por exemplo, podemos observar quando ela está exausta. Pense assim: não somo nossos dedos. Quando nossos dedos estão cansados de digitar, nós os deixamos descansar. E como também não somos nossa mente… deveríamos deixá-la descansar também.

pensamento

A mente que descansa

Quando meditamos, observamos nossa mente. Olhamos carros que passam na rua com o mesmo entusiasmo de quando éramos crianças. Vemos carros de diferentes cores e formas e continuamos a olhar. Tentamos não fazer comentários ou julgamentos enquanto observamos, Não fazemos críticas às cores ou as formas. Se fossemos fazer algum comentário, seria como se tivéssemos nos levantado e começado a seguir um deles. Mas nosso objetivo é só sentar e olhar. Porque é isso que nossa mente precisa para descansar: observar. Observar e se fortalecer.

Quando meditamos, além de descansar nós também fortalecemos nossa mente. Afinal nossa mente pode ser bem barulhenta e inquieta. Pense no quanto nossa mente podem se cansar: 70.000 pensamentos por dia! Por isso, nossos músculos mentais precisam descansar e reunir forças. Podemos exercitar nosso corpo com diversos tipos de exercícios físicos todos os dias. Porque não faríamos o mesmo com nossa mente através da meditação?

Tentar parar o fluxo de pensamento é uma batalha exaustiva. Quanto mais tentamos, mais cansado ficamos. No final das contas, vamos achar que não conseguimos meditar e podemos até pensar em desistir. Então vamos combinar: não é possível parar o fluxo de pensamentos. Tudo o que podemos fazer é diminuí-los e acalmá-los.

No que deveríamos focar nossa energia?

Sabemos que não é possível livrar a mente de pensamentos quando meditamos. Ao invés disso, apenas tentamos entender o tipo de pensamento que ela gera. Olhamos para dentro em lugares que não olhávamos antes. Encontramos coisas novas. Podemos fazer isso quando observamos sem julgamentos e prestando atenção.

Tentar parar os pensamentos requer ação. É o mesmo que lutar uma batalha e isso requer muita energia. Não podemos falar de serenidade e descanso na meditação se existe ação e energia envolvida.

Se começamos a seguir um pensamento, arriscamos de perder. Fazer isso é a mesma coisa de levantar e correr atrás daquele pensamento sem prestar atenção onde estamos indo. Seguir uma linha de pensamento requer ação e gasto de energia que não queríamos gastar em primeiro lugar.

Quando focamos em observar nossos pensamentos, tudo o que precisamos fazer é sentar e observar. Isso não requer ação. Dessa forma gastamos menos energia por um período de tempo mais longo. Podemos experimentar o que significa “estar presente”, que é a essência do que a meditação nos ensina.

meditação

Mudança real

É possível parar nossa mente por alguns momentos. Podemos parar alguns pensamentos que começam a se formar, especialmente em momentos difíceis e estressantes. Mas isso não é sustentável ou benéfico para nós. O que estamos fazendo com a meditação é explorar a nós mesmos, descansar e fortalecer nossas mentes. Se quisermos estar presentes no momento durante a meditação e mais mindful em geral, precisamos fazer isso com tudo em nossas vidas. Focar em novas descobertas e observar seus resultados. A mudançå real acontece quando descobrimos a nós mesmos e não quando pausamos nossa mente.

Traduzido por: Flavia Totoli

Leave a Reply