Feliz dia de São João

Todo ano, celebramos as festas juninas e a festa de São João, mas nem todos conhecem a sua história e seu significado.
SaoJoaoBlog (1)

Junho chegou! As festas juninas estão aqui ❤️!

Pronto para pular fogueira, comer paçoca e dançar quadrilha?

Você sabe que junho é o mês das festas juninas e provavelmente já se preparou para ir a alguma. Talvez você até tenha um lista das festas favoritas, aquelas que frequenta todos os anos. 🙂 É claro que este é um ano totalmente atípico e, nesse caso, talvez não seja possível comemorar como das outras vezes.

Mesmo que não seja possível nos encontrarmos para comemorar, podemos relembrar festas passadas, rever as fotos que tiramos e planejar as próximas que certamente virão. 

O Brasil é um país muito grande e cada região tem suas tradições. Apesar das particularidades de cada lugar, todo mundo já dançou quadrilha, brincou de pescaria ou comeu as delícias que só as festas juninas nos proporcionam.

Mas você conhece a história por trás dessa festa tão tradicional?

Antes de surgimento do cristianismo, essa festa tinha como objetivo celebrar o solstício de verão e o início das colheitas. Foram os povos celtas e egípcios, entre outros, que começaram a tradição. Elas eram chamadas de “junônias” em homenagem a Juno, esposa de Júpiter ou Zeus, que é o deus do dia, do céu e do trovão, enfim, o rei dos deuses na mitologia greco-romana.

A data das comemorações coincidia com o nascimento de João Batista que, com o tempo e a influência católica, passaram ser chamadas de “joaninas”. Em Portugal, as festas são conhecidas como “Santos Populares” e homenageiam Santo Antônio, São João e São Pedro. Encontramos festas semelhantes também na Itália, França e Espanha, de onde outras tradições foram trazidas para o Brasil, como as quadrilhas da França, os fogos de artifício da China e as danças com fitas de Portugal e Espanha.

Os povos indígenas brasileiros faziam comemorações semelhantes para honrar a natureza e celebrar a terra e a colheita. E, para nossa alegria, nossa festa junina tem milho e mandioca! 🙂

Bom, o Brasil tem muita diversidade, então encontramos coisas únicas e especiais em cada parte do nosso país. No nordeste, temos o forró, fartura e variedade de comidas. No sudeste, as quermesses e quadrilhas ao redor das fogueiras.

E você? Qual é a sua tradição favorita das festas juninas? Os jogos? A pescaria? A dança? E qual é a comida que você espera o ano inteiro para comer? Pamonha e pinhão? Vinho quente? Quebra-queixo?

Compartilhe o que você mais gosta com a gente!

Leave a Reply